Discografia

Admirável Chip Novo

Admirável Chip Novo é o primeiro álbum de estúdio da cantora já em carreira solo e que bateu a marca de 370 mil cópias. Com uma sonoridade pesada guiada por guitarra, baixo e bateria, o CD colocou a banda como uma das mais rentáveis no cenário do rock brasileiro. Conta com Duda na bateria, Joe no baixo, Peu na guitarra e Pitty nos vocais, além de participações de Liminha e Paulinho Moska.

Temas e composições
O nome do álbum veio depois da cantora ter lido o Livro Admirável Mundo Novo, no qual teve inspiração suficiente para compor a canção que, através de uma releitura do nome do livro, leva o nome de "Admirável Chip Novo". Pitty é notada pelo seu lado "negro" e por uma composição complexa. A faixa de entrada "Teto de Vidro" trata do sistema capitalista e da curiosidade de pessoas sobre a vida de outras. "Admirável Chip Novo", "Máscara", "I Wanna Be" e "Só de Passagem" mostram a falsidade e comportamentos baixos da sociedade. "O Lobo", volta à pré-história para criticar a guerra e o ódio como características humanas e em seu refrão repete diversas vezes a célebre frase "O homem é o lobo do homem", uma clara referência ao filósofo inglês Thomas Hobbes. As outras composições tratam de amor, vida e ordinárias ações e decisões, o que mostra mais uma característica de Pitty, que é a de compor músicas com conteúdo relevante, geralmente de crítica e/ou insatisfação.

Recepção
O álbum foi muito bem recebido pelo público no Brasil, tendo ganho triplo disco de platina com 370 mil cópias vendidas. Diferente de muitos artistas brasileiros que realizam uma média de dois ou três singles por álbum, Pitty lançou não menos que seis singles desse álbum e todos tiveram bastante êxito. São eles, em ordem de lançamento: "Máscara", "Admirável Chip Novo", "Teto de Vidro", "Equalize", "Semana que Vem" e "I Wanna Be", sendo que este último foi lançado apenas na internet. "Temporal" e "O Lobo" não foram lançados como singles, mas chegaram a fazer sucesso. A primeira canção foi trilha sonora da telenovela Da Cor do Pecado da Rede Globo, e a segunda foi lançada como um clipe ao vivo e também fez parte da Metamorphoses da Rede Record. Todos os clipes das músicas tiveram bastante sucesso na MTV Brasil, especialmente no programa Disk MTV em que obtiveram diversas vezes o primeiro lugar.

Admirável Video Novo

Admirável Vídeo Novo é o primeiro DVD, referente ao álbum Admirável Chip Novo, lançado em 2004. Contém imagens de bastidores, videoclipes, shows e gravações inéditas em estúdio que se transformaram nos documentários "Do Mesmo Lado" e 'Tem Alguém Lá Fora".
videoclipes, são eles:
Máscara
Admirável Chip Novo
Teto de Vidro
Equalize

E mais:
Imagens Inéditas
2 documentarios "Do Mesmo Lado" e 'Tem Alguém Lá Fora".

Anacrônico

Significado da palavra Anacrônico: Adjetivo utilizado para designar algo que está fora do seu tempo. Que está em desacordo com os usos e costumes de época. Contrário ao que é moderno;retrógrado.

Sobre o álbum:

Anacrônico é o segundo álbum de estúdio da cantora brasileira Pitty. Também possui a versão em DualDisc, com o vídeo da música "Anacrônico", galeria de fotos e um documentário sobre o disco. Onde foi lançado 5 singles, de bom êxito, são eles (em ordem de lançamento) "Anacrônico", "Memórias", "Déjà Vu", "Na sua Estante", "De Você". O álbum ganhou 5 discos de platina no Brasil, tendo vendido mais de 500 mil álbuns.

Anacrônico Dual Disck

Anacrônico em versão no formato Dual Disk, conta com o clipe Anacrônico, a galeria de fotos de seu respectivo álbum e um documentário referente à sua gravação.
O clipe de Anacronico,mostra Pitty em uma clinica psiquiatrica.
No documentário “Sessões Anacrônicas”, podemos conferir as sessões de gravação do CD, conduzidas por Rafael Ramos (ex-Baba Cósmica). Neste podemos notar a descontração de Pitty e banda, a satisfação pelo fato do CD estar sendo feito de forma descompromissada (Pitty chega a dizer que o sucesso do primeiro CD não a pressionou de forma alguma). Chamam a atenção os trabalhos no vocal, principalmente na faixa “A Saideira”, e nas doideiras que aconteciam no estúdio.

O dual se divide em 3 partes, são elas:


"Anacrônico" (videoclipe)
"Sessões Anacrônicas" (documentário)
"Seu Mestre Mandou" (galeria de fotos)

{Des}concerto Ao Vivo CD/DVD

{Des}Concerto é o primeiro DVD e o primeiro CD ao vivo, foi gravado em 2007 no Citibank Hall, em São Paulo. O álbum conta com os maiores sucessos da cantora e duas músicas inéditas: "Pulsos" e "Malditos Cromossomos".

Curiosidade:
Existem vários videos no Youtube que mostram a gravação de uma das mais fomosas músicas de Pitty: Teto de Vidro, que não foi gravada no DVD, não existem explicações sobre esse fato.


Chiaroscuro

 Chiaroscuro é o terceiro álbum de estúdio da cantora Pitty. Após 4 anos sem lançar um disco de inéditas, Pitty lançou Chiaroscuro em 2009.

Singles:
O primeiro single escolhido foi "Me Adora" que foi lançado no dia 14 de julho de 2009, acompanhado do videoclipe, junto com o compacto/single trás a divulgação de outra música que seria o Lado B de Me Adora, a música "Sob o Sol". Após "Me Adora" Em outubro de 2009, foi lançado um single-promocional do álbum, intitulado "Trapézio", em que também ganhou um vídeo clipe, para a divulgação do DVD Chiaroscope, que seria o Lado B de Me Adora, Pitty divulga em seu twitter mais um single: "Fracasso" trazendo também um videoclipe.

Os assuntos:
Os assuntos escolhidos para a nova empreitada não diferem muito daqueles já apresentados em seus dois primeiros álbuns de estúdio. Segundo ela, "uma investigação sobre o ser humano como um todo".
O CD foi o mais vendido do Brasil logo na sua pré-venda. Foram produzidas 14 faixas mais somente 11 entraram no disco, as músicas que ficaram fora do álbum, "Sob O Sol"(que após foi lançado como lado b de "Fracasso"), "Pra Onde Ir" e "Just Now" foram lançadas no terceiro DVD-Coletâneo da cantora, oChiaroscope, lançado em outubro do mesmo ano.

Significado da palavra Chiaroscuro:
O nome Chiaroscuro vem do italiano, que significa "claro e escuro", e se caracteriza pelo uso do contraste entre luz e sombra. O nome veio nas gravações pois nas canções; que ora são mais sutis e sensoriais, ora são mais soturnas e densas.

Capa do álbum:
Para produzir a capa do álbum, Pitty resolveu extrair de um painel do estúdio, que foi desenhado enquanto cantavam. A capa foi pintada pela ilustradora, artista plástica, estilista Catarina Gushiken

Game para Celular:
O CD Chiaroscuro foi inspiração para um jogo de celular baseado em suas músicas. Pitty foi a primeira artista brasileira a ter um game baseado em um álbum. O jogo contem três minigames, e Pitty é a personagem principal. Na Pele de Mulher mostra a vida de uma mulher que tem que dividir-se entre o trabalho e a profissão, baseado na música Descontruíndo Amélia. Enfrentando o medo (baseado na música Medo) é um jogo de tabuleiro e Rato Na Roda, baseado na música do mesmo nome, mostra um fã tentando passar pelos seguranças para dar um MOSH.

Sobre o álbum:
Chiaroscuro foi um dos lançamentos mais aguardados de2009. Não só pelos quatro anos de intervalo entre seu antecessor "Anacrônico", mas também pela expectativa gerada através do blog oficial da Pitty, junto a ações virais inéditas em terras brasilis aplicadas pela gravadora Deckdisc.
Enquanto os músicos gravavam o álbum, o diretor Ricardo Spencer filmava e editava os vídeos, os fotógrafos Otavio Souza e Caroline Bitencourt registravam o making off e a artista plástica Catarina Gushiken pintava telas que deram origem à capa do álbum. "Chiaroscuro" define todo esse conceito.
Ainda que o rock seja predominante, há diversas influências como soul, tango, bolero e até música erudita. Produzido por Rafael Ramos, o disco foi mixado no estúdio Tambor e masterizado pelo gênio Bernie Grundman.

Chiaroscope


Chiaroscope é o terceiro DVD-Coletânea (quarto DVD de trabalho), referente ao álbum Chiaroscuro.
Filmado, dirigido, editado e com roteiro de Ricardo Spencer, Chiaroscope traz as 11 músicas do álbum com videos feitos durante as gravações no estúdio Madeira, estúdio de ensaio na casa do baterista Duda.
Dessas 11 canções, Chiaroscope traz três videos de músicas inéditas nos extras do DVD: "Pra Onde Ir", "Sob o Sol" (parceira de Pitty com Fabio Cascadura) e "Just Now" uma versão em inglês da música "Só Agora". Também faz parte do DVD o clipe de Me Adora.

As músicas "Just Now", "Pra Onde Ir" também entraram para outros álbum de colêneas. Just Now está como faixa #1 do álbum "Pum!" (2009), que também trás Strike, Cachorro Grande, Catch Side, entre outros. Enquanto Pra Onde Ir entrou no álbum, também posicionada na faixa #1, "Presente 2 - 2009" (2009), que também, além de, Strike, Cachorro Grande e Catch Side, trás Ira, entre outros.
 
Chiarocuro LP Vinil

Lado A
01. "8 ou 80"
02. "Me Adora"
03. "Medo"
04. "Água Contida"
05. "Só Agora"

Lado B
06. "Fracasso"
07. "Desconstruindo Amélia"
08. "Rato na Roda"
09. "Trapézio"
10. "A Sombra"
11. "Todos Estão Mudos"

Gravado em 2009 e lançado em 2010, o vinil foi gravado pela Polysom.
 

A Trupe Delirante no Circo Voador CD/DVD/ LP vinil

A trupe delirante no Circo Voador tem o repertório do último disco, Chiaroscuro. A história pode parecer complexa ou repetitiva, porque foram dois CDs e dois DVDs para um mesmo trabalho, mas tudo tem explicação. Lançado em agosto de 2009, o último disco de Pitty se chamava Chiaroscuro. Para gravá-lo, a banda montou o próprio estúdio, batizado de Madeira. Enquanto rolavam as gravações, uma artista pintava quadros, uma fotógrafa registrava tudo e uma filmadora também armazenava todas as imagens. Para não desperdiçar o material e ajudar a divulgar o CD foi lançado o DVD Chiaroscope, mas ele era apenas um making off.
Além do repertório do último CD, a gravação traz Pitty tocando guitarra, uma canção inédita, Comum de dois, e ainda uma regravação de Roberto e Erasmo, Se você pensa.
Outra novidade do trabalho é a participação de dois músicos: Hique Gomez, do grupo Tangos e Tragédias, tocando violino em Água contida, e o baiano Fábio, da banda Cascadura, amigo do undergorund de Salvador que apresenta, de sua autoria, Senhor das moscas.
Os fãs dos hits ainda podem se alegrar com o extra que traz a gravação ao vivo das músicas Admirável chip novo e Máscara.
E não acaba aí. A trupe delirante no Circo Voador também ganhou CD com o mesmo nome, apesar de eventuais discordâncias sobre a necessidade do produto. “Acho que ele nem deveria existir. Falei com a gravadora que o lance era o DVD”, lembra Pitty. A Deck Disc entendeu o ponto de vista da cantora, mas alegou que, se não lançasse, alguém faria a pirataria. O CD cabe também como item de fãs colecionadores.
No conteúdo, o rock’n roll continua o mesmo e pesado. “Não sei o que define peso. De forma mais clichê seria mais gritaria? Peso para mim está ligado a densidade, intensidade do que é dito e, desse ponto de vista, considero sim mais preenchido”, conta Pitty. Ao olhar o público, de fato, a atitude é rock. Cerveja voando, meninas tirando a blusa e mosh estão na gravação. “Isso reflete a realidade. É exatamente o que ocorre nos shows e fico feliz que tenha transparecido”, diz a cantora.
Já nas letras, a questão do peso fica por conta do ouvido de cada um. O grande hit desse novo trabalho, Me adora, traz no refrão os dizeres: "Não sei mais o que eu tenho que fazer/ Pra você admitir/ Que você me adora/ Que me acha foda/ Não espere eu ir embora pra perceber."
Para Pitty, as composições estão mais amadurecidas. “Hoje, consigo abordar certos assuntos com outra perspectiva. Tenho vontade de me aprofundar mais. Os dilemas e questionamentos são os mesmos, mas podem ser escritos de outra forma, consigo falar de outro jeito, ter uma visão mais adulta da coisa”, explica.
HORMONAL Mas ela tem mesmo de escrever para todos. “A galera mais nova se identifica com letras mais diretas, com a coisa de levantar bandeira de forma mais empolgada, uma manifestação hormonal e bem típica. Acho incrível e tudo tem sua fase. A partir do Ciaroscuro juntou uma galera da nossa idade ou mais velha, que consegue compreender melhor o que estamos fazendo e dizendo” justifica a cantora e compositora, de 33 anos.
Sob direção de Ricardo Spencer e produção de Rafael Ramos, o grande trunfo do quinto DVD de Pitty é, inegavelmente, a estética. Mais linda que nunca, a roqueira é apresentada sob uma luz impecável, edição agitadíssima – com câmeras balançando e cortes bruscos – e áudio de primeira qualidade, tudo em perfeita harmonia com a proposta do show.